Pages

Saturday 16 February 2013

filme: as mulheres do sexto andar

16 feb 2013



Carnaval foi tranquilo e feliz. Descanso e tempo para minhas leituras, um livro de deleite e outras leituras da pesquisa. Beleza. 

No domingo de carnaval fomos almoçar em Campo Maior, cidade a 84 kilômetros de Teresina, na fazenda da minha prima Suzanny. O dia foi ótimo, com muita conversa boa. O almoço foi na fazenda do Pedro, tio dela, ali pertinho. Um sem fim de comida: carneiro, porco, galinha caipira, cozido e muita carne em forma de churrasco. Comida deliciosa, mas assim carne e churrasco eu não posso comer, ou só posso provar e pronto. 

Resultado: na volta a Teresina Kassandra me levou para o hospital e lá ficamos por mais de três horas, tratando de uma crise grande de pressão alta que os excessos me renderam. Me preocupei demais com essa crise e tô de consulta marcada com o cardiologista para a próxima semana.

Saímos do hospital direto para uma loja de dvds. Fazia dias que eu estava com vontade de ver uns filmes. Bom, era domingo de carnaval, de noite, e quase todos os lançamentos tinham sido alugados. Mas ainda conseguimos pegar três filmes legais.

E finalmente assisti “As Mulheres do Sexto Andar”, comédia francesa de 2010.
Título original: Les femmes du 6ème étage

Diretor: Philippe Le Guay

Autores: Philippe Le Guay, 

Na Paris do começo dos anos 1960s a vida de um casal muda bastante com a presença de seis empregadas doméstica espanholas no prédio. Um bom filme, com elementos da cultura pra gente aprender e entender mais sobre as interações e a sociedade francesa da época. Porém, muito do que se vê no filme me parece atual.
O casal tem dois filhos arrogantes, que estão em escola de internato (boarding school). As espanholas terminam mudando totalmente a vida dessas pessoas, que levam uma vida estável, confortável, mas muito sem graça e sem vida, como a própria Suzanne (Sandrine Kiberlain) diz para as amigas. As mudanças maiores acontecem quando Maria vai trabalhar no apartamento do casal como empregada deles.
O ator Fabrice Luchini está excelente, mais uma vez, como em ‘intimate strangers’, outro filme francês que eu gosto muito. Eu adoro o cinema francês. Bom também ver a maravilhosa Carmen Maura.
E a pressão normalizou e o carnaval seguiu, tranquilo, como eu gosto. 

No comments:

Post a Comment