Pages

Thursday 20 June 2013

PhD na primavera

20 june 2013


Todo ano, garantido, eu tenho a febre do feno, ou alergia a florescência na primavera [hay fever]. Só que esse ano, apesar de estar bem doente tô me sentindo mais forte e vindo trabalhar.

O problema dessa hay fever é que a cada manhã a gente da uma piorada bacana, se sair de casa, se entrar em contato com o exterior, o vento, o pollen que a primavera traz nas flores. Com isso em mente decidi ficar em casa segunda-feira dessa semana, para ver se melhorava. Não melhorei nada porque na verdade a alergia estava ainda desfazendo malas para passar essa temporada comigo.

E, ficando em casa, minha produção acadêmica foi próxima de zero. Até cuidei de outras coisas, pessoais, mas para cuidar mesmo da tese eu preciso de uma rotina e de um espaço que me incentivem, me convidem a trabalhar. Na segunda-feira em casa fiquei um tempão sentada no sofá com o controle remoto da tv na mão e com o texto do meu capítulo no braço do sofá. Parece cena de filme de suspense: será que daquele maço de papéis vai sair um monstro para me pegar? Meu Deus, eu olhava e nem abria, fugia do que deveria estar fazendo. Ah, assisti tv.

Então é assim: fora do ambiente, ao invés de produzir, eu fujo do trabalho.

Ontem o dia aqui no escritório foi dificil. Espirrei tanto o dia inteiro que fiquei com vergonha das outras três pessoas que estavam aqui comigo. Por sorte ninguém que senta perto de mim veio ontem, senão eu teria, voluntariamente, ido embora. Não dá mesmo para ficar muito tempo perto de alguém espirrando sem parar, com dores no corpo, nariz congestionado, e com pigarro, meus sintomas dessa hay fever. A Hanadi [árabe] veio me oferecer remédio. Eu agradeci mas já estava mesmo indo para a farmácia, onde fui instruída a comprar um remédio apenas, específico para a febre do feno, e mais a recomendação de tomar muita água e chás e tal. Tomei ontem o compromido do dia e já dormi melhor, sem tossir.

Então, aqui no escritório tudo me lembra e me inspira e me convida a trabalhar na minha tese. Não tenho dúvida que três pontos, ou condições, têm sido fundamentais para eu trabalhar na minha pesquisa:

- espaço apropriado, com o que preciso: computador, os papéis, os livros, as canetas, os pen drives, a caneca para o chá ou café. Praticamente todo dia almoço aqui mesmo, sanduiche que trouxe de casa e ou desço para comer no restaurante. Esse espaço não é alterado, não preciso desfazer ou fastar os livros para comer ou para qualquer outra atividade, é espaco definitivamente dedicado a mim para o dia inteiro, e isso é muito importante;

- silêncio e condição de desligamento e concentração, contínuos, pelo dia todo. Até mesmo ver os colegas lendo, digitando, indo pegar um chá, entando e saindo, vindo até meu bureau conversar um pouco, ou uma conversinha rápida daqui mesmo, tudo isso faz parte, não atrapalha, e relaxa ou descansa, enriquece e mantem minha mente esperta. Preciso do silêncio, mas adoro saber que tem mais gente aqui nesse escritório imenso. Só venho aos sábados se tiver certeza de que vou encontrar com alguém aqui. A gente combina isso, e combina o pub para depois também. Há assim colaboração e respeito, silêncio e barulho, acordados e suportáveis;

- rotina, de se preparar, desde casa, vir para a universidade, sentar, e levantar de vez em quando para um chá ou café, mesmo com um amigo ali fora do escritório, mas ter a rotina de dedicar um número de horas à atividade acadêmica. Regra geral eu passo quase 12 horas por dia aqui, e não tenho ido de forma alguma à cidade no meio da semana, o que eu fazia antes. Consigo às vezes ter, sei là, 4, ou 5 ou 6 ou 7 horas bem produtivas, mas teria quase nada se não estivesse aqui. Os momentos aparentemente ‘nada’ são igualmente importantes como parte do processo. Passo tempo também lendo e pensando, entendendo ou procurando entender algum ponto nesse processo de conhecimento que é o mais sofisticado que eu enfrentei. A rotina é fundamental, porque ela prepara minha cabeca, que pede e oferece os movimentos.

Esses três pontos juntos formam os pilares de minha organização e produtividade. E você, como planeja seus estudos?

2 comments:

  1. Kalina, não sei se vc já tentou tomar Vit. C? É ótimo p/ reforçar o sist. imunológico nessa época... Infelizmente não adianta só reforçar com suco etc, precisa ser uma suplementação mesmo, todo dia.
    Não tem nenhuma contra-indicação - uma vez que o excesso é eliminado na urina - tanto aqui em casa qto várias amigas conseguiram resolver não só a rinite, mas até questões mais graves de asma.

    Boa semana! bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Mag,
      ah sim que legal sua dica. vou ver isso de vitamina C. deve mesmo ajudar. eu tenho uma alergia matinal que eh um saco.
      beijo e boa semana

      Delete