Pages

Friday 19 July 2013

as regras da casa

19 july 2013


Quando recebe visitas em sua casa por uma temporada, curta ou longa, você passa regras ou instruções? Não há necessidade?

No comecinho de julho teve início o programa ‘pre-sessional’ na universidade. O programa traz um contingente enorme de gente nova para a universidade, tanto profissionais / professores como alunos. Esse ano me parece que são em torno de 1.400 alunos.

Eu trabalhei no pre-sessional nos anos 2009, 2010 e 2011. No primeiro ano dei aula de academic writing [escrita acadêmica] e nos dois seguintes fui independent learning tutor, que é uma função de apoio acadêmico, parte em aulas e parte em atendimento individual dos alunos. Os verões dos anos seguintes eu tenho dedicado ao PhD. O pre-sessional acontece no verão e tem o propósito de preparar os alunos que vem estudar na universidade mas não apresentaram o mínimo de 6.5 na nota do IELTS, o teste de proficiência em inglês que as universidades britânicas requerem para acesso de estrangeiros que não falam inglês como primeira língua. Ao final do curso o aluno precisa atingir esse mínimo de 6.5 para passar e ir fazer o curso que deseja no departamento onde se inscreveu. A avaliação final é feita por um trabalho escrito [essay] e por uma apresentação desse projeto. É um programa super super bacana e muito intenso. Nele o aluno trabalha exaustivamente as habilidades linguísticas de falar, escutar, ler e escrever.  

E então que umas duas semanas antes do curso começar cópias desse cartaz foram colocadas no banheiro, em todas as portas do toilete. Achei interessante e uma pessoa me confirmou que deve ser mesmo para talvez falar de algumas diferenças culturais e ajudar os novos moradores a aderirem a novas regras ou modos na vida privada.

E pensando nisso comecei a imaginar se eu falo das regras de nossa casa quando chega uma visita, por algumas horas ou por alguns dias. Não, não falo. Falo apenas de alguma advertência por questão de segurança, se for necessário.

Interessante que isso me fez lembrar de um episódio que se passou comigo em Saint Petersburg, na Florida, em 1998, quando eu morava lá, dividindo um apartamento com meu querido amigo Neno [Hilton Junior]. Estávamos esperando a vinda do furacão George, que ia fazer um estrago para arrasar mesmo com as cidades por onde lançasse sua fúria. Foram dias de medo. Minha amiga Verônica, que à época morava no Wisconsin, me telefonou e me ofereceu passagem para ir para a casa dela, mas era tarde demais e os aeroportos estavam fechados. Fiquei ali mesmo e fizemos, como toda a cidade o fez, um plano para passar os dias em segurança e com comida e água, no nosso apartamento, que ficava numa regiao branca. Isso significava que íamos sofrer com o furacão mas podíamos ficar em casa porque aquela não era zona de evacuação. 

Cozinha abastecida com comida e água, chegaram os hóspedes para a temporada difícil no nosso abrigo pessoal: meu amigo Antonio, do Rio de Janeiro, uma amiga venezuela e mais um rapaz mexicano, amigo da nossa amiga. Pois não é que ele estacionou no carpete da sala e ali ficou pedindo chocolate e assistindo novelas mexicanas sem uma trégua no controle remoto para ninguém. Naquela época eu assistia a muuuuitos vídeos de música no canal MTV e em outros canais, e assistia com frequência, como ainda assisto, filmes, documentários e noticiários na tv. Deu vontade de pedir pra ele ir bem ali na esquina ver se o furacão ja estava vindo. O apartamento era um quadrado que tinha dois quartos, um banheiro, uma sala e uma cozinha. O pobre hóspede não tinha mesmo muitas opções de espaço, mas sequestrar o controle remoto não foi engraçado. Não falamos nada pra ele, o furacão desviou de rota e nosso carpete e nosso apartamento eram todos nossos de novo.

Uma amiga da Inglaterra agora recebeu uma hóspede e disse inclusive que a garota não pode usar o fogão e nem entrar no apartamento usando sapatos, que devem ser deixados num pequeno móvel ao lado da porta de entrada. Essa segunda regra aí é bastante comum e já vi acontecer várias vezes, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos. A pessoa tem um apartamento com piso de carpete e certamente uma forma de manter o carpete limpo e evitar pisar nele com sapatos sujos da rua.

E você, fala sobre as regras de sua casa para as visitas? Você fala de limites no que a pessoa deve fazer?

____________

E tal e coisa

Querido leitor, sobre o que mais você gostaria de ler no blog? Amanhã retorno à Inglaterra e vou falar mais sobre os brasileiros que ali moram. Há alguma coisa que você gostaria de perguntar a alguém que mora lá [de vez ou por um periodo como estudante]? Por favor, escreva suas sugestões e pedidos nos comentários e vou tentar lhe responder no quanto eu conseguir.

Comi queijo coalho assado delicioso, baião de dois, peru, tomei sorvete de coco e de tapioca, vi meu povo, família e alguns amigos, vivi momentos dolorosos e outros bonitos, e renovei minha alma.

Mesmo às vezes sendo muito dura, a vida é boa. Tchau, Teresina meu amor. Vou escrever de novo de Southampton. 

8 comments:

  1. Oi, Kalina!
    Vim dar minha sugestão de post se vc não se importar :)
    Eu e algumas outras blogueiras, fizemos uma série de posts sobre o custo de vida nas cidades onde moramos. Eu escrevi sobre Cornwall e as outras meninas sobre Londres, então que tal vc escrever sobre Southampton? Eu nunca fui aí e admito que sei muito pouco sobre a cidade, então de repente seria até uma forma de nós conhecermos um pouco do lugar onde vc mora :)
    Bjs
    Andreia

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Andreia,
      que sugestao legal. vou sim escrever sobre custo de vida em Southampton. vou checar no seu blog como voce falou sobre isso pra definir em que vou concentrar para falar, porque tem tanta coisa, nao eh? ai falo com voce qualquer coisa.
      valeu de montao pela sugestao.
      beijo
      Kalina

      Delete
  2. Querida Kalina,

    Espero que tenha chegado bem, levando na mala forças e o carinho dos seus.

    O apto em que vivo no momento em SP tem um piso por demais chatinho - irritante até - então sempre tiramos os sapatos na porta e, dependendo da situação acabo precisando pedir para as visitas também.

    Muito interessante o trabalho feito no pre-sessional. Gosto mto qdo você escreve sobre suas experiências como estudante. Eu estou em um momento de redefinir caminhos, meu filho está por fazer 18 e pretende ir fazer performing arts aí no ano que vem. Eu moro sozinha aqui em SP - minha família está no interior. Sou formada em Letras pela USP e leciono no EF e E. Médio há muitos anos, então estou pensando em desbravar novos caminhos também, ou fazendo uma nova graduação em outra area, ou fazendo uma pós - são tantas opções, gosto de tantas!

    Já estou no Brasil há 20 anos, tenho um trabalho estável e gostoso (apesar de muito desafiador), do alto de meus 43/44 anos dá um friozinho na barriga se lançar no mundo livre, leve e solta de novo... mas também há algo de extremamente liberating... sinto que quero ver tanto do mundo ainda!

    A missão de criar meu filho está quase que cumprida, agora comecei a avaliar minhas opções para essa nova fase de vida que se iniciará para mim - um processo que tem sido muito interessante... esvaziar a mala daquilo que não serve mais, definir valores, e traçar um caminho consciente de construção diária de uma realidade condizente com aquilo que me é realmente essencial.

    Ops! estou por demais filosófica hoje hahaha Tudo isso apenas para dizer que você é sempre uma inspiração, seu esforço, suas conquistas na busca dos seus objetivos.

    Boa semana p/ vc!

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mag,
      que legal!!! tantos planos, para voce e para seu filho. acho que se a gente sonhar, dentro do real, e fizer o movimento para alcancar o sonho, a a gente alcanca. e muitas vezes alcanca mais do que sonhou.

      muito obrigada por compartilhar mais sobre voce. adorei conhecer voce melhor. o piso requer pes descalcos? pois que assim o seja :-)

      muita, muita sorte e energia boa e persistencia para voce e seu filho nessas jornadas que acenam pra voces na vida, que eh boa, mesmo sendo dura aas vezes. seu filho vir para a Inglaterra deve ser muito bom, mas ele eh tao jovem. fala pra ele se informar o maximo possivel sobre a vida onde ele quer morar. se quiser perguntar alguma coisa especifica sobre a vida aqui, se eu souber, lhe falo com prazer, aqui ou por email: kalinasaraiva@hotmail.com
      abraco grande e boa semana

      Delete
  3. Oi Kalina, recebi teu comentário lá no meu blog e vim aqui te responder e aproveitar pra dar um fuxicada no teu blog.
    Eu nunca fiz um post sobre o custo de vida em Leeds. Morei em Londres por quase 8 anos e nos mudamos pra cá pq o namorado conseguiria manter o mesmo emprego e pagaríamos um aluguel mais barato do que o preço de um quarto numa zona legal de Londres. Sei que o custo aqui é bem mais barato mas como nos mudamos a 7 meses atras ainda tem muita coisa que eu não sei, tipo em Londres o transporte publico era essencial não tínhamos carro. Aqui carro é um must e se eu andei de ônibus umas 5 vezes foi muito.

    Vou ficar de olho pra ler o teu post sobre o custo dai.

    Beijao

    ReplyDelete
    Replies
    1. valeu, Liza.
      esses seus comentarios sobre Leeds tambem se aplicam a Southampton. o custo de moradia eh Londres eh bem alto, mais alto que aqui. mas, regra geral, considero o custo de vida aqui alto.
      beijo e tudo de bom.

      Delete
  4. Oi Kalina,

    Voltando ao assunto do piso, sempre deixamos um chinelo logo na entrada e tiramos os nossos sapatos, já com as visitas fica mais difícil, confesso que não tenho cara de pedir rsrsrs

    Falando de sonhos, desde que o Brunno conheceu a Inglaterra (há alguns anos) ele já me avisou - taxativamente: " não sei de você, mas quando eu fizer 18 anos venho estudar aqui". Bom o tempo passou e a ameaça virou realidade hahahaha ele já tem planos de ir para melhorar o inglês, estudar p/ A levels e depois aplicar p/ as drama schools (Rada, Central Speech, Guildhall, etc). Está agora procurando um bom college para se preparar p/ os A levels, porque a competição não é bolinho não... mas sonho é sonho... importante é sonhar mas com os pés no chão :D

    Ele não vai sozinho, Kalina, somos tb italianos, então eu também, quando me refiro a "alçar voo" digo isso literalmente porque também vou. Já nos organizamos financeiramente e agora estamos mesmo nos preparando para o início do ano que vem.

    Minha missão só termina mesmo quando ele for para a faculdade...

    Eu já morei aí, há 20 anos... sei que a vida não é fácil em muitos aspectos e muita coisa mudou desde a minha saída (economica e culturalmente), então será uma experiência nova em muitos sentidos. Ainda tenho algumas de minhas melhores amigas por aí, o que ajuda bastante, mas depois de uma certa idade, não é fácil deixar a zona de conforto (trabalho, hábitos etc) e começar tudo de novo. Por mais que nos preparemos e tenhamos tudo organizado, a vida é uma incógnita... então dá-lhe frio na barriga hahahaha

    Obrigada pelas palavras de apoio e pelo seu costumeiro carinho.
    Força na peruca com esse capítulo 7!
    Bons ventos para nós!
    Abraço grande


    ReplyDelete
    Replies
    1. que legal que os planos ja estao bem delineados, Mag. tenho certeza que voces vao adorar. acredito que voces vao encontrar coisas diferentes, e isso eh bom. o mundo mudou, as sociedades mudaram, nos mudamos.
      mas voces tem o ganho de estar voltando para um espaco que nao eh de todo estranho.
      yey!!!
      sim, bons ventos pra nos
      e obrigada pelos votos pelo capitulo 7. pense no servico duro!
      beijo

      Delete