Pages

Tuesday 2 July 2013

Glastonbury festival & the Rolling Stones

02 july 2013

Michael Eavis, criador do Glastonbury Festival. Foto do Jornal The Guardian
Olha só a cara de felicidade do Michael Eavis, o criador do maior festival de música que acontece aqui no Reino Unido no verão todo ano. Em 2013 o festival fez 43 anos e teve a presença dos Rolling Stones, atraindo um público de 100.000 pessoas para o show deles no palco Pyramid.

Michael Eavis, 77 anos, não toca numa gota de álcool por dois meses antes do festival, que acontece na fazenda dele em Somerset. Mas aí então que nesse domingo último, 30 de junho, brindou com champagne o sucesso desse ano, que ele considera o melhor de todos, que trouxe dias ensolarados, e que teve as presenças do Príncipe Harry e da banda sensacional Rolling Stones. O Mick Jagger brincou no palco: ‘finalmente eles convidaram a gente’. E a galera suspirou, derretida em deleite. Ah, como que queria ter visto.

A alegria pelo sucesso nas palavras do Michael Eavis sobre o festival e sobre ter os Rolling Stones esse ano:

Eavis declared himself "absolutely thrilled" and made his ritual declaration that "this really is the best festival we've ever done".
"It's the best thing. It has to be doesn't it? Forty-three years of me; 50 years of them and we've finally come together. We're on the same page at last. Isn't that brilliant?" [theguardian.co.uk]

O festival é imenso, e recebe em torno de 160.000 pessoas, com vários palcos e shows simultâneos. Tem muitas tendas com restaurantes, cinema, banheiros, e todos os serviços básicos, mas a palavra conforto não se aplica ali. Os muitos palcos oferecem opções de estilos musicais diferentes, ficam distantes e é uma caminhada puxada se movimentar de um palco para outro. Há sempre um ganho e uma perda na escolha por uma apresentação. Vimos muita coisa na tv, shows maravilhosos. Eu mesma não vou a um festival desse porte, mesmo, não. Algumas estatísticas: problemas com polícia foi 33% menor, comparado a 2011; e teve 150 prisões até o fim da tarde de domingo.

Nota: esse post é formado por meu conhecimento sobre o festival e uma síntese de uma matéria que saiu no jornal The Guardian ontem, que eu achei interessante compartilhar.

No comments:

Post a Comment