Pages

Sunday 14 July 2013

Carta a Joaquim Mamede Lima

13 july 2013

Papai e seu bisnetoArthur

Teresina, 12 de julho de 2013

Querido Papai,

Estou lhe escrevendo essa carta em nome de todos os filhos: Rui, Venício, eu Kalina [a moreninha], Kassandra [a loura], titia Luíza, Dannyell [o amigão, e protegido], Dillyane, e Dannillo [o lourão do papai]. Nós somos seu legado mais real e indestrutível da vida. Em nós o senhor continua de tantas formas: no nome, nos trejeitos, na honestidade, na teimosia, nos excessos, na alma sonhadora, na disponibilidade de ajudar os amigos a qualquer hora, e de fazer amigos com incrível facilidade, no espírito empreendedor e resolvedor de problemas, na pontualidade japonesa. Sim, os ingleses chegam na hora, os japoneses bem antes da hora, como era seu praxe.

Me perdoe não ter podido estar ao seu lado durante sua temporada no hospital. Meu pensamento estava sempre com o senhor, certa de que meus irmãos e sua companheira Gorete estavam fazendo por eles e por mim, com incansável amor e zelo.

Acredito que vários de nós dormimos bem nos dias em que sua saúde melhorava, renovando esperanças na sua recuperação. Passei dois dias inteiros lembrando do senhor cantando ‘eu vou pra maracangalha’ quando éramos crianças. Eu tinha certeza que essa canção, do Dorival Caymmi, era de sua autoria, para nós. Soube então que o senhor piorou um pouco e fiquei com minha memória solta, confusa, deslocada, e sentindo que as informações mais pesadas me eram passadas com alguma suavidade, talvez necessária a todos nós, para conseguirmos atravessar aqueles dias escuros.

Tenho lembrado de tantas coisas da minha infância, sempre com a presença de livros e de musica eclética e feliz em nossa casa. Lembrei que sabia [será que ainda sei?] o repertório do Nelson Gonçalves. E gostava do que você e minha mãe, Benilde, gostavam: Sílvio Caldas, Ataulfo Alves, Linda Batista, Dalva de Oliveira, e outras pérolas que despertaram em mim uma paixão pela música, que traz leveza para a alma. Tudo isso permanece em mim, claramente como legado precioso da criação que recebi.

As orações e incontáveis manifestações de apoio e carinho de amigos [seus e nossos], familiares e até de quem não nos conhece pessoalmente nos tem confortado e preparado para essa separação, que é física apenas, de forma menos dolorosa e mais serena. Vim a Teresina para participar dessa cerimônia de despedida. Tenha a tranquila certeza de que seu papel na terra foi cumprido com louvor, muita simplicidade, dignidade, e lisura; o que tem sido confirmado nas notas e homenagens na imprensa e em depoimentos de amigos.

Desejamos agora que o senhor siga sua jornada, que será ao lado dos seus filhos queridos Henrique Jorge e Kátia Maria e de seus irmãos / amigos do peito José Machado e Antonio Machado, no reencontro com seus pais, vovô Joaquim e vovó Ritinha, e de muitos novos amigos.

Ficamos aqui, firmes e seguindo nossa caminhada, com sua marca em todos nós, e agora também nos miudinhos Maria Gabriela e Arthur, sua neta e seu bisneto que tiveram a alegria de brincar com o vovô Mamede. Te cuida, lindão.

Paz e Luz,

Dos seus filhos Rui, Venicio, [eu] Kalina, Kassandra, titia Luíza, Dannyell, Dillyane, e Dannillo

Post scriptum:
1.     Estou em Teresina. Cheguei no final da tarde de quinta-feira e volto para a Inglaterra no próximo sábado, dia 20.
2.     Esta carta, que escrevi em nome de todos os irmãos ao nosso pai, Joaquim Mamede Lima, foi lida ontem, 12 de julho de 2013, na missa de sétimo dia de falecimento dele. A missa foi linda.
3.     A saudade é a presença da ausência. 


4 comments:

  1. Que linda homenagem ao seu papai! Fiquei emocionada com sua carta,palavras simples e belas.A perda de um pai ou mãe é um dos momentos mais tristes que passamos em nossa vida,ja passei por esse momento e tenha certeza que com o tempo ficarão as lembranças dos momentos felizes que vocês passaram e que devem ter sido muitos.Um beijo muito carinhoso pra você e toda família.CIDA

    ReplyDelete
    Replies
    1. muito obrigada, Cida. me ajudou muito escrever essa carta e le-la na missa. ajudou mesmo a organizar os sentimentos.
      um abraco

      Delete
  2. Que forma mais linda de "abraçar" esse momento delicado...

    Muita força e luz para vocês!

    Abraços, Kalina

    ReplyDelete
    Replies
    1. muito obrigada, Mag. me ajudou tanto elaborar essa enchente de sensacoes.
      abraco grande

      Delete