Pages

Tuesday 18 December 2012

o trabalho

18 dec 2012

entrada principal do avenue campus. 18 dez 2012, 7.30 da manha. foto do celular.
faz varios dias que tenho trabalhado uma media de oito a dez horas por dia, com episodios de desconcentracao frequentes. quase sempre, ao final do dia, olho para o que fiz e tenho a sensacao de que precisaria ter feito mais. mas meu ritmo eh artesanal. nao gostaria de ser uma pessoa frenetica e mais ativa, mas me preocupo quando penso nos prazos e no montante de trabalho que ainda precisa ser feito. ainda preciso escrever muito em capitulos da tese.

to no meio do servico hoje. me sinto cansada. meus bracos doem de digitar e doem porque meus cotovelos tem uma inflamacao cronica, de usar o computador e de escrever.

semana passada foi o mesmo ritmo, muitas horas no escritorio. chego muito cedo por aqui, em torno de 7.30 da manha. e saio daqui de noite tambem. so aprecio luz do sol, quando ela nos sorri, nos finais de semana (domingo passado choveu muito o dia todo. chuva linda!). mas eu tenho gostado tanto de sair de casa cedinho ou nao tao cedinho mas ainda com uma escuridao tao grande que mais parece que estamos no meio da noite do que comecando o dia. tenho achado esses dias escuros tao instigantes e diferentes. aas vezes nem ta tao frio. nesse momento ta fazendo 8 graus celsius. eh sempre bem mais baixa a temperatura, mas com o dia misterioso eu aproveito para tirar umas fotos. eh tao bom poder ficar em pe no meio da rua tirando fotos ou apreciando o momento e ver um desconhecido de bicicleta cruzando a manha escura ou pessoas indo passear com o cachorro. as pessoas ou nem olham para ou dizem 'good morning'. de qualquer jeito ta bom. o precioso eh nao ter medo.

sexta-feira passada eu precisei fazer uma lista do que tinha feito para aliviar minha sensacao de pouco servico. to no meio de um capitulo. ai vem de novo os questionamentos sobre o quanto devo escrever, sobre o que eh necessario estar no capitulo. e tome planejamento e revisao. levei trabalho para ser feito em casa no fim de semana. no fim de semana o tempo voa mais velozmente ainda. nao deu para pegar em nada no sabado, mas no domingo trabalhei tres horas que me ajudaram muito.

ontem fui embora daqui aas 5.30 da noite alta. fiquei aqui no escritorio um total de dez horas. ai de noite, em casa depois do jantar, trabalhei mais duas horas lendo / revisando umas partes do capitulo que to escrevendo. pra que contar horas? a hsuyia, uma menina de taiwan, me disse que trabalhava entre seis e sete horas por dia na tese dela, seis dias por semana. a christen, uma menina americana que submeteu a tese para a banca ha um mes e aguarda a defesa, me disse que passou um ano trabalhando doze horas  por dia para concluir a tese. a ellie, uma menina inglesa, me disse que tem trabalhado direto, dia e noite. ela voltou de uma viagem por tres paises para coleta de dados, ta morando com o namorado em oxford, e falou que nao faz mais nada na vida que escrever a tese. ela ta com prazo apertado para apresentar o trabalho final.

eu tenho dias super produtivos, com muitas horas e um produto significativo, mas depois me vem um mal estar, sinto ate enjoo e preciso me distanciar do tabalho, aas vezes por um dia inteiro. eu preciso de intervalos e nao me vejo trabalhando concentradamente por doze horas seguidas (sera que alguem consegue mesmo isso?). alias, acho que ao fim e ao cabo tenho feito parecido com a maioria, como comprovo toda vez que comento com colegas sobre meu ritmo. a gente senta aqui nessa cadeira e ate entrar na zona de concentracao do trabalho leva um tempo danado. uma professora da universidade de leeds que ta escrevendo a tese de doutorado dela agora me disse que aas vezes leva de dois a tres dias para entrar na 'zona' de concentracao mental necessaria para escrever sobre a pesquisa.  

desde quinta-feira passada esse campus ta meio vazio. essa semana entao nao tem ninguem aqui no escritorio que tem 17 mesas de estudo alem de mim e do meu amigo tailandes tee. para variar o ahmed, da arabia saudita, deu uma passadinha breve por aqui hoje de tarde mas disse que nao vai ficar vindo, vai sair de ferias com a familia. as ferias de natal comecaram e o pessoal so vai retornar no dia 7 de janeiro. mas nao eh folga para nos. ate tenho gostado desses dias silenciosos. ha um pessoal ali num outro escritorio, mas eles vao viajar tambem, para a espanha, malta e austria.

bom natal :-)

cedo da manha de ontem. avenue campus. casal com cachorro e ciclista.


No comments:

Post a Comment