Pages

Friday 13 July 2012

Doutorado no Reino Unido


13 july 2012


Nesse post vou falar sobre doutorado no Reino Unido. Ele vem complementar o post de 22 de junho ‘mestrado no Reino Unido’. Vai ter alguma repetição e tambem referência ao post anterior.  
Primeiro passo: sugiro que você visite o site do Conselho Britânico: http://www.britishcouncil.org/
No link à direita ‘study in the UKhttp://www.educationuk.org/ você tem opção de busca de universidades no Reino Unido todo, para procurar o curso que quer, e muito mais.
Tambem acho bom pesquisar no google, com variações de ‘PhD in Economics’ por exemplo, como outra forma de localizar cursos / universidades.
Doutorado é considerado programa de pesquisa [‘research programmes’]. Como no mestrado, considero simples e nada complicado o acesso a doutorado aqui na Inglaterra.
Trabalhar:
Como o status de estudante ‘full time’ podemos trabalhar 20 horas por semana durante o período de aulas e o quanto desejarmos no período de ferias acadêmicas, como no verão. PORÉM, tudo tem que ser negociado com seu orientador. Na pós graduação as decisões, mesmo pessoais, são tomadas / combinadas com o orientador, que pode mudar nossos planos. Eles às vezes liberam a gente pra trabalhar, negociando o número de horas. Principalmente no doutorado, porque é uma relação mais longa [pelo menos três anos] e a pesquisa é mais complexa e extensa, esse controle / contato é maior. A grande maioria dos meus amigos trabalha apenas na pesquisa, sem nenhuma outra atividade de trabalho remunerado. O doutorado é serviço pesado e acontece em tempo integral. Alguns, como eu, trabalham algumas horas, para completar o orçamento ou para ter uma experiência de trabalho.


Como se inscrever para o doutorado:
Por favor veja o post de 22 de junho ‘mestrado no Reino Unido’.

Documentos para inscrição [Entry requirements]
Não tem taxa de inscrição. A lista a seguir traz o básico, geral, podendo variar em cada departamento e de universidade para universidade:
1.      [application form] Ficha de inscrição.
2.      [reference letters] Duas cartas de recomendação, de preferência de professores.
3.      [transcripts] Histórico de pós graduação / mestrado. Se você tiver uma especialização, acho que deve incluir tambem. Isso fortalece sua inscrição.  Outras qualificações tambem são levadas em conta aqui em Humanidades [informação do site].
4.      [personal statement] Em uma página A4 escrever sobre você, contando um pouco de sua história, áreas de interesse [tenha em mente o que o departamento oferece e cite nomes de professores e temas de pesquisa – do seu interesse – nessa parte] e porque escolheu o curso. Eu escrevi uma pagina e meia, mais ou menos 550 palavras. Aqui você deve se apresentar e dizer porque o curso é bom para você e porque é bom para o curso / departamento ter você no programa.
5.      [research proposal] Mini projeto de pesquisa, entre 1.300 e 1.500 palavras.
6.      Certificado de proficiência de língua. Aqui eles pedem o IELTS [International English Language Testing System]. Como eu já vinha de uma graduação em inglês [mestrado nos Estados Unidos], não precisei mais comprovar proficiência de língua. Se você apresentar um IELTS com a nota inferior à que o departamento pede, normalmente 6.5, você tem a opção de fazer um curso de inglês acadêmico chamado pre-sessional. Esses cursos acontecem durante o verão, e no ano letivo tambem, em várias  universidades inglesas. O link para o nosso pre-sessional aqui: http://www.southampton.ac.uk/cls/english/presess.html

Seguro saúde:
Por favor veja o post de 22 de junho ‘mestrado no Reino Unido’.

Preço dos cursos de doutorado [programme fees]
O preço [tuition fees]: varia de acordo com o curso que você faz, e tem aumentado todo ano. Essa parte copiei do site da minha University of Southampton www.soton.ac.uk e estou colando aqui, para lhe dar uma idéia. UK & EU são alunos do Reino Unido e da União Européia. Os preços são mais baixos para eles. Mantive esse preço aqui porque sei que tem gente em Teresina que tem passaporte europeu e, portanto, pode se beneficiar da informação. Porém, mesmo com o visto europeu o estudante precisa estar vivendo aqui há três anos pelo menos até o momento da inscrição. Os demais, como eu, são international students.

Standard programme fees for 2012/13 / Valor dos cursos em libras esterlinas
Por favor veja o post de 22 de junho ‘mestrado no Reino Unido’.

O doutorado
Uma vez aqui, para concluir o PhD você vai passar por avaliações, mais ou menos ao final de cada ano letivo:
Ano 1: [1st year presentation] apresentação de primeiro ano da pesquisa. Essa é uma sessão aberta ao departamento e convidados. Alguns professores são designados para fazer perguntas e avaliar seu projeto. Cada estudante tem 15 minutos para apresentar a pesquisa e 10 minutos para responder perguntas.
Ano 2:Upgrade viva’. Essa é uma sessão fechada, dura mais ou menos duas horas. Presentes no upgrade viva estarão apenas o estudante, o orientador e dois examinadores: um é o segundo orientador do estudante e o outro é um professor da universidade. Para essa fase o estudante deve submeter mais ou menos 20.000 palavras. Eu submeti 34.000. Aqui no departamento isso acontece o tempo todo e virou uma prática. A gente justifica o excesso de palavras para o momento.
Ano 3 ou 4 da pesquisa.Viva voce’. Essa é tambem uma sessão fechada. Presentes: o estudante, o orientador, um examinador interno [professor da universidade] e um examinador externo [geralmente um especialista na sua área de pesquisa, de outra universidade, convidado para analisar o trabalho final]. E escrever a tese, de no maximo 75.000 palavras. Eles são rigorosos no número de palavras do trabalho final. Se passar muito disso, o estudante precisa redigir um documento justificando o excesso de palavras.
Nunca vi nenhum aluno concluir todo o doutorado no tempo inicialmente planejado. A pesquisa geralmente vai ate o quarto ou o quinto ano.

Prazo para inscrição: 1 de setembro, mas há sempre uma flexibilidade para contato. Fiz primeiro contato em fevereiro de 2008. Troquei alguns emails com a chefe de departamento e com o pessoal do escritório da pós. Fiz a inscrição no comecinho de junho. Deu tudo certo. Contactei tambem outra universidade, que não respondia meus emails quando eu precisava. Deixei de lado.

Inicio do curso: outubro. Cheguei aqui no dia 23 de setembro de 2008. É importante vir uns dias ou umas duas semanas antes, pelo menos, para resolver questoes burocráticas e se familiarizar com a cidade e a universidade.

No mais é amar a experiência nova, aprender, ensinar, e perseverar, apesar das dificuldades que insistem em nos visitar numa criatividade interessante. Me sinto testada em meus medos, minhas capacidades e limitações, mas é tão bom. E abrir olhos, coração e paladar para o mundo novo.

2 comments:

  1. I think Phd Takes Time...and according to me few countries generating helps to student for phd.it it is very hard to do phd in india.becaoz their government do not help in php education area.

    ReplyDelete
    Replies
    1. yes, you are very right, web hosting.
      PhD takes time and dedication and hard work.

      Delete