Pages

Friday 17 May 2013

o batente transatlântico

17 may 2013

Steve, Eliane, Benilde, Kalina, Venicio. at Trago Lounge, Southampton, UK.

Passei agora mais de três meses em Teresina, onde retomei minhas atividades de trabalho. Revi muita gente do coração. Tive muitas, muitas distrções do meu serviço da tese. Consegui, na medida da concentração e produção possíveis, revisar os capítulos 2, 4 e 5. Trabalhei mais um bocado no capítulo 6, quando entendi que a análise dos dados coletados vai ficar mais organizada e coerente se for dividida em dois capítulos diferentes, atendendo às questões de pesquisa. 

Trabalhei muitas horas, como sempre, com a constante e cansativa sensação de que deveria estar fazendo mais. Seguindo a sugestão de uma pessoa amiga, e como forma de fechar o ciclo de trabalho no Brasil, apresentei todo o trabalho para três amigas, professoras da area de linguística aplicada. Preparei uma apresentação em power point de toda a pesquisa, inclusive com conclusão preliminar.

A apresentação foi no CEUT, onde também a Professora Maria Helena gentilmente me permitiu estudar numa das salas de orientação. Minha querida amiga Fatima Lima organizou a apresentação e convidou a Luciana Eulalio e a Rivanda Medeiros para se juntatem a nós e assistirem e criticarem / comentarem / argumentarem sobre o que fiz até agora. Isso me deixou com um panomara claro na cabeça, e no papel, do que fiz no Brasil, do quanto avancei, e do que ainda teria pela frente para fazer na tese. Sensacional!!! Foi um previlégio poder passar por essa oportunidade de ‘dar a cara a tapa’, mesmo. O resultado dentro de mim foi maior do que eu pensava. O preparo do power point, o preparo para apresentar o material e toda a concentração me trouxeram um retorno tão gratificante, uma sensação feliz de conquista, que nos dias que se seguiram à apresentação, ainda no Brasil, não senti mais necessidade de trabalhar na tese. Apenas organizei o que precisa trazer comigo para dar continuidade aqui. 

Depois da apresentação ainda conversamos um bocado. Em seguida, Fatima precisou ir dar aula, e Luciana, Rivanda e eu fomos para o Coco Bambu, onde conversamos até quase meia noite. Muito, muito bom.
E chegou o dia de voltar para a Inglaterra. Vim com minha mãe e meu irmão Venício. Entramos na Inglaterra, viemos para Southampton e ficamos aqui três dias. Pegamos o eurostar para Paris, onde passamos três dias. Pegamos um trem para Bruxelas, onde ficamos dois dias. Pegamos outro trem, de novo o eurostar, para Londres, onde ficamos mais dois dias. Voltamos para Southampton, por mais cinco dias, com saídas para visitar várias cidades por aqui por perto e umas comprinhas e coisa e tal. Viagem mágica, em companhias maravilhosas, visitando paisagens inesquecíveis, sofrendo em filas parisienses, e por aí vai, mas tudo muito bom e relaxado. Um luxo! Eles voaram de volta para o Brasil domingo passado, dia 12. 

Na segunda-feira, dia 13, retomei oficialmente minha pesquisa no escritório na universiade e hoje encerro essa primeira semana com vários reencontros felizes. Ontem tive supervisão com minha orientadora. Mostrei para ela a apresentação que tinha mostrado no Brasil para as meninas. Ela gostou muito de ver essa síntese do trabalho. Conversamos por quase 90 minutos sobre o que vem pela frente: muuuito trabalho. Eu tinha mandado dois capitulos (4 e 5) para ela ler. Eu os considerava concluídos, no ponto de serem apenas incluídos no texto final da tese. Doce engano! Ela fez várias recomendações para eu trabalhar no material, e também diminuir / enxugar os capítulos, que estão longos demais. Aqui a tese total deve ter em torno de 75.000 palavras. Portanto, a luta pelo equilíbrio nesse limite está em todos os capítulos e no conteúdo a ser apresentado.

E assim concluo a primeira semana. Com noites frias, manhãs frias, um sol que ensaia um sorriso mas se recolhe, porque dona chuva quer chover, numa primavera tímida e que tem dificuldade de dar tchau de vez ao inverno. A gente vai levando; vai levando até bem.
Mas tenho pensado muito em Drummond nos últimos três dias porque agora tem uma pedra no meio do caminho. No meio do caminho tem uma pedra. Mas a gente segue, com fé em Deus.

2 comments:

  1. Que bom que o sumiço foi por um motivo tão bom!
    Tantas coisas boas nesses meses! Parabéns!
    Força na peruca nessa nova etapa...
    bjaum

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Mag
      que bom encontrar sua mensagem. tudo de bom pra voce tambem nessa vida.
      beijo

      Delete