Pages

Thursday 23 May 2013

Pilates

23 may 2013

Spring at The Common Park, Southampton, UK
Hoje escutei cedinho no rádio que estamos tendo a primavera mais fria desde 1979. Tava fazendo 12.5 graus celsius de manhã cedo, baixou para 10.5 e agora a temperatura em Southampton é de 8 graus. Que primavera é essa? O dia está lindo, o sol brilhando, mas frio. Ainda ando com meu casaco de inverno, agora com roupa de manga curta por dentro. Como ando parecendo uma estranha no ninho, vou trocar por um casaco de primavera mas caprichar nas mangas longas. Eu sinto frio, saio de casa cedo da manhã, volto quase sempre de noite, e não quero correr o risco de ficar tremendo de frio por aí. Vejo gente de camiseta nas ruas, mas a grande maioria ainda é de pessoas bem cobertas, com casaco, apesar do clima / desejo já ser de verão. Para mim tudo beleza nessa primavera de dias lindos e felizes, e frios. Esse meu registro do frio não é uma queixa. Ele anda bem suportável.

Gostaria mesmo é de falar de uma aula de pilates que tive anteontem, terça-feira. Valha-me Deus, como achei difícil. A aula aconteceu na sala de artes marciais, três andares abaixo do terreo no prédio SUSU ‘University of Southampton Students’ Union’, no campus principal – Highfield. SUSU é um prédio imenso onde acontecem muuuuitas coisas relacionadas a e oferecidas aos estudantes da universidade, incluindo cinema, algumas das atividades físicas e alguns restaurantes / lanchonetes. Lá vou eu, como sempre, quase meia hora adiantada para a aula que seria das 5.30 às 6.30 da tarde. Troquei de roupa no banheiro e vaguei um pouco pelos corredores. Depois sentei no chão do corredor para esperar o povo da aula. Passaram por ali várias pessoas, rapazes e uma ou duas moças, vindos de uma aula não sei de que, usando kimonos. Aí chegou mais uma senhora para o pilates, conversamos um pouco e ela sentou também no chão do correder.

A professora e mais outros alunos chegaram e começamos a aula. A Professora, esqueci de perguntar o nome dela, veio falar comigo só para um cumprimento simpático antes da aula, com umas doze pessoas, apenas um homem. Comecei até mais ou menos bem nos movimentos, mas logo logo ficou claro que preciso de muito treino só para desenferrujar, para começar. No que eu levanto o quadril um trisco acima da cabeça (isso aconteceu várias vezes durante a aula) me dá ânsia de vômito e tontura. Impressionante como esse movimento, e outros, meu deu uma sensação de perder totalmente o controle de mim, de achar que ia cair (como, se eu já estava no chão?), vomitar, desmaiar. E pensei assim: ‘quem vai socorrer esse corpo moreno se eu desmaiar?’ e preferi, quando não conseguia fazer o exercício, sentar e ficar só tentando ‘aprender’ a respirar. Achei dificil até jogar / botar os braços para trás. Eita! Sera que é assim mesmo, eu chego aos 50 anos de idade precisando aprender a respirar? A professora orientando ‘inhale’, ‘exhale’ e eu só pensando que não estava fazendo o serviço da forma certa.

Não consegui fazer muuuita coisa da aula, mas a professora disse no final que me sai bem para o primeiro dia, ‘you did very well for a first time’. De noite tava toda quebrada. Achei muito bacana e a professora é excelente, sabe muito do que tá fazendo. Esse é o tipo de exercício que me atrai, muito mais do que coisa bem excitada e com música torando os ouvidos. É como se fosse um momento bem especial, de concentração numa atividade apenas. Eu adorei o pilates, agora tô torcendo para ele gostar de mim também. Depois da aula fui caminhando para casa numa caminhando animada e aquecida, e feliz. Fiz o trajeto em menos de 30 minutos. É incrível como quando a gente faz o movimento tudo acontece de bacana nessa vida.

No comments:

Post a Comment