Pages

Monday 9 May 2011

le plat du jour: file de frango marinado

9 may 2011

file de frango marinado com shoyu e acucar demerara



fiquei muito tentada a cozinhar o file de frango bacana da Karen e fiz da receita uma desculpa para estrear minha frigideira / grill que promete ser 'a panela' mas que tem sido fonte de decepcao, por enquanto. agora conto como fiz o frango, que ficou moreninho da silva catole e muito mas muito delicioso mesmo. nao medi nada, foi no olho. ate acresencentei um pouquinho de acucar depois e tive a impressao de que exagerei no molho shoyu.

400 gr de file de frango (o meu tava cortado em pedacos pequenos)
lavei esse frango com limao, ou suco de limao, que a gente compra no ponto aqui.

para a marinada:
oleo (fiquei doida pra botar azeite mas obedeci aa receita)
shoyu (desconfio que exagerei uma coisinha aqui)
acucar mascavo (eu usei demerara, orientacao da chef karen)
vinho branco (eu nao tinha saquê, que eh tambem opcional)
dois dentes de alho em lascas bem fininhas
uma cebola cortada em meias luas (eu so tinha cebola roxa, que nao aconselho)

misturei todos os ingredientes - marinada e frango - em um saco plastico para sanduiche. acho que o pobre do saco deveria ser maior. misturei bem misturadinho e deixei na geladeira um tempo, talvez meia hora.

depois dessa marinada, ta tudo no ponto e comecei a grelhar o frango. tirei o frango do saco e deixei a marinada la por enquanto. fui grelhando o frango no super decepcionante por enquanto grill bem aquecido (acho que deixei o coitado esquentar demais), e fui grelhando os filezinhos de frango muito bem, mais ou menos uns seis minutos de cada lado. fui repetindo essa operacao em pequenas porcoes e devagar para nao encher de agua a frigideira. como achei meio seco e quente demais botei um pouco de oleo. e repeti a operacao ate ter grelhado todo o frango. no intervalo entre as porcoes de frango dei uma limpada com papel toalha na frigideira. como eu ja tinha feito alguma coisa errada no grill ele quis ficar com um pouco do papel,  mas deu tudo certo.

reservei os lindos files de frango grelhados e deitei a marinada na frigideira, que tava la com os sucos do frango, e deixei ali no fogo brando ate ficar tudo macio. ficou super saboroso. a mistura do shoyu com o acucar e a cebola e o frango grelhado eh uma delicia. para acompanhar fiz um pure de batata, daquelas em po que a gente compra aqui. isso mesmo, piloto de fogao, pero no mucho.

4 comments:

  1. Ah, tá com boa cara! O grill é que é muito forte ou foi o shoyu que deixou escuro?

    ReplyDelete
  2. obrigada, Karen. seu comentario eh um alento :-)
    acho que esquentei demais o grill, exagerei no shoyu, e tambem a cebola era roxa e dura. isso nao facilitou.

    ReplyDelete
  3. Kalina
    Adorei a receita .....a foto me deu agua na boca! Eu vou comprar talvez um pouco de sakêr ou pedir quando eu for no restaurante japonês e colocar num vidrinho. Quando uma receita pede açucar, eu uso um dietetico proprio para ir ao fogo. O daqui chama se TAL E QUAL. Eu tenho diabetes e mesmo se eu não tivesse, é menos calorifico. Beijão

    ReplyDelete
  4. Chantal,
    fica uma delicia. eu conheco o acucar tal e qual. eh um alivio ter alternativas ate para cozinhar.
    beijo

    ReplyDelete