Pages

Friday 15 June 2012

multicultural

15 june 2012


nota: esse post eh o primeiro do blog 'multicultural', que vai ao ar no portalaz, de Teresina, piaui, Brasil. 

Querido leitor,

Brazil: sou natural de Campo Maior, servidora do Tribunal de Justiça, professora do CEUT, e estou atualmente na Inglaterra, fazendo um doutorado em Linguística Aplicada, na University of Southampton www.soton.ac.uk .  
                                       
Minha experiência no exterior
Estados Unidos: morei e estudei inglês na Flórida, nos anos de 1997 e 1998, com visto de turista, num momento bem diferente de hoje. Fui com o objetivo de conhecer mais sobre a cultura e sobre a língua inglesa, que, àquele tempo, ja ensinava no Brasil. Estudei inglês na escola pública Tomlinson Adult Learning Center http://www.tomlinson.pinellas.k12.fl.us/  Tinha carro, carteira de motorista e trabalhei como babá, auxiliar de garçom num restaurante japonês, e fiz faxinas num hotel.

Depois, em 2000, fui para o Tennessee, onde fiz mestrado em Inglês na ETSU [East Tennessee State University] www.etsu.edu , que era uma universidade relavitamente pequena, com mais ou menos 12.000 alunos à época. Éramos em torno de 200 estudantes internacionais; durante meu tempo lá nunca fomos mais que cinco brasileiros. No meu departamento [Inglês] eu era a única estrangeira no programa, a ‘estranha no ninho’, naquele ambiente quase monocultural, apesar de ser de literaturas de língua inglesa e ter alunos de várias partes dos Estados Unidos e das muitas culturas e mundos que a literatura nos presenteia. Escrevi minha tese de mestrado sobre literatura afro-americana, analisando o livro “Their eyes were watching God”, da escritora Zora Neale Hurston.

Reino Unido: aqui no Reino Unido, onde estou desde setembro 2008, e na Europa que tenho visitado, a palavra que sintetiza a vida é multicultural. A multicultura está presente em todos os ambientes que frequento na universidade, onde faço minha pesquisa de PhD e onde trabalho, e tambem nas interações sociais, e na vida diária, nos shopping centers, na fila do cinema. A riqueza étnica e cultural é muito interessante. E aqui estou eu, mais acostumada a frutas azedas [tambem] e a comidas bem apimentadas, asiáticas, mediterrâneas, e do mundo todo. E adoro ‘fish and chips’ [peixe empanado e frito com batata frita], o prato inglês mais emblemático da cultura local.

Eu e o blog: meu objetivo com o blog Multicultural é falar sobre minha experiência no encontro com outras culturas, em vários ambientes: de trabalho, de estudo, de relações sociais, originadas desse contato na universidade, aqui e nas lembranças que me ocorrem das experiências anteriores.
Entao, devo escrever uma vez por semana, às sextas-feiras, sobre: 
- a vida e a experiência de uma estrangeira fazendo uma pós graduação no exterior, vivendo / interagindo e escrevendo em inglês na maior parte do tempo; 
- viagens, de férias ou para participar de conferências, todos eventos multiculturais em sua essência.
- universidade, feriados, curiosidades, acesso à universidade: provas de proficiência de língua [IELTS, TOEFL], detalhes do processo de acesso a cursos de pós nas universidades americanas e britânicas. Nesse aspecto meu foco principal deve ser o Reino Unido.
- a pressão do doutorado e casos específicos do que vivemos aqui, eu e meus colegas, nessa batalha gigante no processo da pesquisa. 

Os posts das sextas-feiras deverão ser sempre escritos em português; podendo, no entanto, trazer um texto em inglês e algumas dicas de leitura, por exemplo. Havendo folga no meu trabalho de pesquisa planejo tambem escrever eventualmente na terça-feira. Quando acontecerem, esses posts tem mais liberdade para serem em português ou em inglês.

Caro leitor, o que tenho em mente é um blog simples e com assuntos de fácil identificação para qualquer pessoa passando por situação similar, pensando em planejar uma empreitada
como essa, ou que simplesmente tenha interesse nos assuntos.

Abraços,
Kalina

4 comments:

  1. Muito bom ler um pouco mais sobre a sua experiência fora!

    ReplyDelete
    Replies
    1. que bom que voce gosta, Karen. to ansiosa com a recepcao dos leitores.

      Delete
  2. poxa, nao sabia de toda essa sua bagagem. sensacional.

    ReplyDelete
    Replies
    1. ja corri estrada, Cintia. obrigada pela visita camarada. muito legal voce ter decidido manter o blog. beijo

      Delete