Pages

Thursday 17 October 2013

"Prima il dovere, poi il piacere"

Querido leitor,


Também ando com saudades de você. Não tenho conta das vezes que pensei e pensei e pensei em escrever um post sobre o muito que tem acontecido por aqui. Não consegui. Andei tão ocupada e consumida pelo trabalho e por umas doses poucas, porém especiais, de lazer, que terminei usando o pouco tempo livre para me entregar ao nada, igualmente especial.

Os últimos meses aqui têm sido difíceis. Quinta-feira passada, 10 de Outubro, foi a primeira vez, nesse ano de 2013, que fui sozinha para o centro da cidade e fiz coisas sozinha, livre, com o dia pra mim. Circulei, entrei em lojas, almocei, e até fiz uma aula num curso de pintura em aquarela, onde pintei um prato. Foi tão bom! O efeito relaxante foi maravilhoso. E assim distraí o pensamento e descansei a mente.

Cumpri uma etapa importante na conclusão da tese e só agora diminui minha jornada de quatorze horas por dia, seis dias por semana, trabalhando umas quatro ou cinco horas no domingo. Trabalhava quase 12 horas na universidade, ia pra casa, jantava, e trabalhava mais 1.40 ou duas horas de noite, quando fazia mais leituras e revisões.

Foi quase como se eu não existisse, joguei tudo no trabalho; mas procurei ter alguma medida pra dar atenção também à vida pessoal. Por duas vezes, em semanas diferentes, minhas baterias descarregaram completamente e só consegui sair da cama em torno de 9 horas da manhã. Nesses dias fiquei em casa e cuidei de coisas pessoais que andavam esquecidas, como lavar roupa, ver tv e ignorar o mundo lá fora. Cuidar da vida pessoal, arrumar meu espaço e descansar um pouco são importantes para eu retomar o trabalho mais renovada.

Sempre faço no começo do dia uma lista do que fazer. Nessa lista boto tudo, coisas bem simples e pessoais e também da tese. Ela sempre me ajuda a organizar as ações do dia e a ver que as ‘incontáveis’ coisas que tenho para fazer não são sufocantes e posso, listando e decidindo o que fazer primeiro, dar conta do serviço. Listo de azul e vou marcando de vermelho o que fiz, para ter a sensação boa de ir caminhando. A lista também me ajuda a variar as atividades, porque às vezes fico exausta e sem um pingo de vontade de mexer num capítulo que precisa de revisão, mas posso fazer outra coisa.

Nessas semanas intensas deixei de ir a Londres duas vezes com o Mike e perdi um monte de momentos sociais por aqui, priorizando o trabalho. Ainda assim fui a três festivais de música com o Mike e tive chás e jantares com algumas amigas de vez em quando. É uma ginástica doida de interesse e cansaço físico para fazer tantas coisas. Até a supermercado deixei de ir, pra não perder quase 2 horas do dia. Tô cansada, mas também gostei muito e fiquei acostumada a esse ritmo que provou ser produtivo. Nesse período adorei escrever um artigo para a Revestrés número 10 que está nas bancas em Teresina.

O que tem me ajudado muito a atravessar esses dias intensos tendo sido eu, ao chegar no escritório na universidade, meditar e rezar antes de começar a trabalhar. Aí sinto que minha cabeça fica limpa, leve e preparada para o dia. Outra coisa que faço sempre é estar na cama, durante a semana, antes de meia noite.
Aprecio uma boa noite de sonho e procuro, mesmo trabalhando muito, ter uma medida de equilíbrio, senão desanda tudo.

E nesse ritmo o tempo mudou e o outono tem trazido dias mais curtos e frios, às vezes com chuvas brandas que eu adoro, como foi ontem. A foto do post é da manhã chuvosa de ontem, em Portswood Road, uma rua onde há muitas lojas e por onde passo sempre a caminho da universidade.

Pois é, e assim aconteceu essa minha ausência prolongada do blog, não intencional. Perdoe aí, caro leitor.

A propósito, o que você tem feito? Me conte de você.

8 comments:

  1. Ah que linda!! tão bom ter notícias suas :O)
    Por aqui tb muita correria - não é fácil ser gente grande não??
    Quando fui para a Inglaterra em 89, dei as poucas roupas que tinha, fiz o passaporte, comprei passagens e pronto!! Agora, são tantas coisinhas e coisonas: se desfazer de tantos compromissos como trabalho, carro, apto, contas, correr atrás de tantos documentos (meu+filho), fazer reconhecimento de títulos (cartórios, consulado), nossa!!! minha vida está toda numa lista GIGANTE porque já não dou conta faz tempo hahahaha
    Agora já temos a viagem marcada, então coloquei um countdown gigante na geladeira onde anoto tudinho :O) e rezo todos os dias, porque certamente vou esquecer de alguma coisa, só espero que não seja nada do mais importante hahahaha
    Que bom que apesar do horário puxado, você tem conseguido estabelecer um ritmo e tido ferramentas para lidar com as limitações - a sua saúde com certeza agradece :D
    É isso aí Kalina, força na peruca e afivela o cinto porque essa sua tese ainda vai mais um bocadinho...
    Bjo gde querida!

    ReplyDelete
  2. que legal, Mag. prepare bem a viagem. vai dar tudo certissimo.
    me conta mais dos seus planos no meu email kalinasaraiva @ hotmail . com
    pois eh, a jornada eh longa e nem sempre facil, mas eh nisso que nos fortificamos e alcancamos os sonhos.
    abraco muito grande para voce.
    qq coisa to aqui e muito obrigada pela forca.

    ReplyDelete
  3. Feliz Natal, Kalina!!!
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Feliz Natal, Mag!!! tudo de bacana pra voce nessa vida. me de noticias suas. me diga como andam os planos da mudanca e a mudanca mesmo.
      de noticia.
      beijo

      Delete
  4. Kalina! Quanto tempo!! até pensei que você estivesse viajando... Espero que o Natal tenha sido bom!
    Eu acabei tendo que mudar a passagem :/ afinal, conforme já havia imaginado, não consegui dar conta de tanta coisa que precisava terminar, mas tudo bem, o que não tem remédio remediado está :D então agora partimos no final de janeiro.
    Eu te mandei um email outro dia, será que não chegou?
    E a vida, anda bem? Muito trabalho?
    E 2013 já vai acabando... Que 2014 lhe traga muitas alegrias, saúde e paz... Se cuide sempre!
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mag, pois eh, o tempo voa, menina. O Natal foi tranquilo, com familia e tivemos alguns familiares que passaram pra visitar a gente.
      planeje direitinho sua viagem. adiar eh natural. todo projeto grande requer tempo. procure se cobrir das protecoes possiveis antes de ir, porque uma investida num pais estrangeiro eh muito bacana mas eh tambem um desafio.
      nao recebi seu email, nao, Mag. nadissima de noticia sua no email. voce mandou para kalinasaraiva @ hotmail . com ? tenho tambem kalinamorena @ gmail . com
      um 2014 super super para voce e sua familia. que seja do jeito que voce sonha
      beijo

      Delete
    2. Kalina, por onde andas???

      Delete
    3. oi Mag,
      desculpe o silencio prolongado no blog. ando ocupada e pensando noutras coisas. . . mas querendo retomar o blog.
      como voce ta? aguardei seu email com noticias suas, mas nadissima de nada. nao tive noticias suas )-:
      por aqui tudo bem. to de volta ao brasil. de volta ao trabalho no tribunal e justica e agora desenvolvendo um trabalho ligado aa minha formacao. to feliz.
      de noticias suas.
      um abraco,
      Kalina

      Delete