Pages

Friday 22 June 2012

mestrado no Reino Unido

22 junho 2012
 
nota: esse esta publicado hoje tambem no meu blog Multicultural no Portalaz.

Nesse post vou falar sobre inscrição e mais alguns detalhes para mestrado no Reino Unido. Depois, quando falar sobre PhD, dou detalhes de como foi meu processo. Escolhi deixar alguns termos em inglês, como você vai encontrar nos sites, e traduzir da forma que considero mais clara para ser entendida.

Primeiro passo: sugiro que você visite o site do Conselho Britânico: http://www.britishcouncil.org/
Clicando no link à direita ‘study in the UKhttp://www.educationuk.org/ você tem opção de busca de universidades no Reino Unido todo, para procurar o curso que quer. Considero simples e fácil o acesso a mestrado aqui na Inglaterra.

Pós graduação pode ser ‘taught courses[cursos com aulas / disciplinas] ou ‘research
programmes[a pesquisa, como o doutorado]

Mestrados aqui estão na categoria de ‘Taught courses’
Muitos cursos de mestrado podem ser feitos nas modalidades full-time [tempo integral, com o mestrado durando um ano] ou part-time [fazendo sé metade do curso, assim o aluno leva dois anos para concluir o mestrado]. Há tambem alguns cursos / mestrados disponíveis online, como aqui no meu departamento. Até onde sei, estudante internacional não pode ser ‘part-time’, tem que ser ‘full-time’, que é o estudante tempo integral. Do mestrado você pode continuar para o doutorado, saindo de aulas para pesquisa.

Trabalhar:
Como o status de estudante full time você pode trabalhar 20 horas por semana durante o período de aulas e o quanto desejar durante o período de ferias acadêmicas, como no verão. PORÉM, tudo tem que ser negociado com seu orientador. Na pós graduação as decisões, mesmo pessoais, são tomadas / combinadas com o orientador, que pode mudar nossos planos. Eles liberam a gente pra trabalhar, e negociam o número de horas. Não esqueça que a prioridade é o mestrado.


Como se inscrever para o mestrado:
Inscrições podem ser feitas completamente online, no site da universidade. Os passos para a inscricao:
1. Preencher o formulario de inscricao e abrir uma conta no site da universidade, para, atraves dessa conta, submeter toda a documentacao.
2. Submeter toda a documentacao, juntamente com a ficha de inscricao [application form].
3. Usar ‘online tracking’ para acompanhar o processo. Sugiro fazer uma inscrição pessoal, com contatos no departamento. Faça de forma que quando os seus documentos chegarem ao departamento eles saibam a quem eles se referem. Demonstre, em seus emails para a secretária do programa ou para a coordenação, interesse no curso e na vida que vai encontrar aqui. Motivação é palavra chave e contagiante. Eles são ágeis e eficientes nas respostas que precisamos.

Documentos para inscrição [General entry requirements]
Não tem taxa de inscrição. A lista a seguir traz o basico, geral, podendo variar em cada departamento e de universidade para universidade:
1.      [application form] Ficha de inscrição.
2.      [recommendation letters] Duas cartas de recomendação, de preferencia de professores.
3.      [transcripts] Historico da graduação. Se voce tiver uma pos, acho que deve incluir tambem. Isso fortalece sua inscrição.
4.      [statement of purpose] Em uma página A4 escrever sobre você, contando um pouco de sua história, áreas de interesse [tenha em mente o que o departamento oferece e cite nomes de professores e temas de pesquisa – do seu interesse – nessa parte] e porque escolheu o curso.
5.      Certificado de proficiência de língua. Aqui eles pedem o IELTS [International English Language Testing System].

Seguro saúde: sendo estudante full time por mais de seis meses, como é o caso do mestrado, você entra no esquema do NHS, o que implica receber tratamento médico de graça. Porém, fique de olho para eventuais mudanças, as coisas tem mudado muito por aqui, sempre para deixar a vida do estrangeiro mais difícil e mais cara.

Preço dos cursos de mestrado [programme fees]
O preço [tuition fees]: varia de acordo com o curso que você faz, e tem aumentado todo ano. Essa parte copiei do site da minha University of Southampton www.soton.ac.uk e estou colando aqui, para lhe dar uma idéia. UK & EU são alunos do Reino Unido e da União Européia. Os preços são mais baixos para eles. Mantive esse preço aqui porque sei que tem gente em Teresina que tem passaporte europeu e, portanto, pode se beneficiar da informação. Os demais, como eu, sao international students.

Standard programme fees for 2012/13

UK & EU
Fee per year 12/13
Taught programs
£5,400
International students - taught programmes

Fee per year 12/13
Classroom based
£12,500
Laboratory based
£15,800

O mestrado
Uma vez aqui, para concluir o curso você vai ter que: 1. passar nas disciplinas que cursar. 2. escrever um trabalho de conclusão de curso, em alguns cursos é um relatório de pesquisa, em outros [como no caso do curso de linguística aplicada] dissertação de 15.000 – 20.000 palavras.

Espero que essas informações lhe sejam úteis e ajudem a decidir sobre cursos de pós graduação fora do Brasil. Além da burocracia, vem junto um sem fim de experiências inesqueciveis e que mudam a vida da gente, para sempre: nas viagens, nos ensinamentos, na vida diária numa sociedade tão bem organizada, para citar alguns pontos.


Nota: a foto foi tirada essa manhã, com meu celular. Passo por um parque lindo a caminho da universidade. Essa parte do parque se chama ‘lovers walk’ [trilha dos amantes].


7 comments:

  1. Kalina, excelente seu blog. Informativo e numa linguagem simples e clara. Eu ainda estou esperando a aprovação do mestrado na Trinity College. Consegui as referências que precisava. Agora é cruzar os dedos e esperar.Airna Nascimento

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Airna. que bom que voce gostou do meu blog. voce vai conseguir, tenho certeza. se demorar muito a resposta de um alo la e pergunte se falta mais algum documento. de uma visita no site do departamento e mande um email direto para algum professor, bem gentil e expressando interesse no programa. super boa sorte. me fala quando sair o resultado, certo?
      abraco

      Delete
  2. Kalina,

    Fazia um tempo que não passava por aqui. Parabéns o layout novo ficou show!

    Excelentes posts!

    Só tenho uma pergunta: eu me lembro que mesmo tendo passaporte europeu, um candidato só pagava EU fees se tivesse residindo no UK pelos 3 anos que antecediam o início do curso, caso contrário era considerado e pagava international student's fees.
    Isso mudou?

    Força com a sua tese! Você é uma guerreira!

    bjos e sucesso

    ReplyDelete
    Replies
    1. oi Mag,
      muito obrigada pela sua visita e pelo comentario :-)
      sim, voce ta certa, tem essa exigencia de tempo de moradia por aqui. vou acrescentar num post futuro, sobre PhD. to planejando pra essa semana.
      eh tanta coisa pra dizer que eu termino deixando umas pelo caminho.
      obrigada pela forca com a tese. eu preciso de toda forca, mesmo. alguns dias sao bem dificeis.
      beijo e tudo de bom pra voce tambem.

      Delete
    2. Mag, tentei visitar seu perfil e voce, mas nao consegui. eh isso mesmo?
      beijo

      Delete
  3. Kalina,
    Nao sei. Confesso que nao sou mto boa com o blogspot... vou dar uma olhada...
    beijaum

    ReplyDelete
    Replies
    1. ok, vou tentar de novo visitar seu perfil.
      abraco

      Delete