Pages

Friday 17 June 2011

film: senna

about yesterday 16 june 2011


ontem fomos assistir o otimo documentario ‘senna’ no harbour lights. a producao franco-americana de 2010 mostra a vida e a carreira do melhor piloto de formula um de seu tempo, com cenas ineditas de videos da familia e muito mais. o filme mostra tambem os bastidores da formula um e suas reunioes, varias vezes tensas e que dao uma ideia da pressao que ele recebia nesse mundo que, como senna diz, eh cheio de politica e de dinheiro, diferente do comeco da sua carreira, ainda como o corredor de kart Ayrton Senna, que ele menciona numa entrevista anos aa frente de muito que passou.

varias cenas me fizeram lembrar do nosso senna e de como nos, brasileiros, estavamos inconsolaveis com uma morte tao prematura, absurda e anaceitavel, como se a morte pudesse ser inaceitavel. foi mais uma dessas despedidas dolorosas em que a gente fica querendo ser magico e bem poderoso para traze-lo de volta, mas a vida nao nos da esse poder.

eu fiquei pensando em como, quando ele ta ganhando um mundial de formula um, vencendo, tendo ultrapassado varios pilotos, ele ja se sabe vencedor e diz que foi Deus que lhe deu a vitoria. um homem que alcanca o sucesso mais almejado e grandioso, um titulo mundial, e diz que foi Deus, revela uma humildade que so as almas boas tem, a de nao se sentir Deus. achei muito bacana ele dizer que ainda tinha muito o que aprender como homem, que aos 30 e poucos anos de idade talvez estivesse na metade de sua vida, que a carreira de piloto poderia nao durar mais muito tempo, mas que ele precisava ainda aprender muito mais coisas da vida. nas entrevistas ele revelava o que sentia, nao se ocupava de passar imagem de grande. muito, muito linda a cena quando ele vence em interlagos e desmaia, tem dores insuportaveis nos ombros e mal consegue se mexer. a equipe o ajuda a sair do carro e quando, nos bastidores, ele ve o pai, pede que o pai chegue perto dele e lhe de um abraco suave. esse momento foi magico.

as vitorias, os milhoes e o sucesso nao tiraram o sorriso leve da pessoa integra e profissional que senna era. foi bom ve-lo tambem sabendo se proteger e se colocar, como mostra uma das discussoes das reunioes, e algumas entrevistas. antes e por tras de cada vitoria ha um mundo pra se vencer que a midia nao consegue mostrar; ofoco eh sempre em um aspecto apenas. muito bacana ver a tragetoria da carreira dele e as passagens pela toleman, onde estreou em 1984, depois a lotus, a mclaren e finalmente a williams, com muitas vitorias, de premios em paises diferentes e de mundiais. mas eu senti falta de saber mais sobre a vida diaria de treinos dele e do trabalho com o nuno cobra, seu preparador fisico.

o documentatio traz cenas do brasil muito miseravel daquela epoca, epoca de verdades ainda escondidas na nossa historia. eu fiquei chocada com o contraste e tomei um susto, de verdade. quando a gente nao ve a miseria com frequencia, se esquece que ela existe. nos, brasileiros, nao duvidamos que ela exista, mas o conforto da vida nos distancia dessa realidade perversa e contrastante que existe no brasil. o filme tem a participacao efetiva da irma dele, viviane senna, narrando fatos e acrescentando informacoes. ela aparece em imagens numa cena breve de familia e no final, no velorio. quando vi o caixao meu coracao doeu, parece sempre o susto do indesejado evento. chorei, chorei muito assistindo o filme, que tinha o pouco publico de quase sempre no harbour lights. e agradeco muito ao mike pela mao calorosa segurando a minha o tempo todo.

e a chuva, sua companheira maravilhosa? ah, a chuva!

9 comments:

  1. Lindo demais, nene. Quase ia ver esse documentario, mas cheguei aa conclusao que com os meninos nao vale a pena. Eles sao muito pequenos e um documentario desses iria diexa-los impacientes. Mas ja pus na minha lista do lovefilm pra qdo estiver disponivel.

    seno que to escrevendo um imeiu proce, visse?

    ReplyDelete
  2. obrigada, nene. a censura do filme eh 12 anos, nao daria pras criancas irem de qualquer maneira. e tem cenas de acidentes e palavroes de vez em quando.
    eu gostei muito de ver o documentario, muito mesmo.

    ReplyDelete
  3. Oi Kalina querida!!!
    Vou dar uma olhada aqui no Netflix ou online, pra ver se encontro esse documentario, fiquei super curiosa!
    Super obrigada pelo seu carinhoso comentario!!
    Bjks!

    ReplyDelete
  4. ve, sim, Tatiana. aqui passou o mes de junho inteiro em cartaz. eu ainda nao tinha visto um filme assim o mes inteiro.
    eh informativo e bonito.
    beijo

    ReplyDelete
  5. Nossa, eu nunca vou me esquecer do dia que o Senna morreu. :( Não vi o documentário, com criança é complicado ir ao cinema, mas quero muito ver sim.

    Kalina, não moro muito perto de Bath não, mas também não é longe - 1h30 de carro ou de trem. Moro do lado de Windsor, em Slough. O pacote que a gente pegou já tinha as refeições inclusas, menos almoço, quando a gente tava pesquisando, a maioria era assim, jantar e café da manhã incluso.

    Beijo!

    ReplyDelete
  6. valeu, Ana.
    vou ver essas dicas de hoteis.
    beijo

    ReplyDelete
  7. oi Kalina, te respondi lá no meu blog. tô correndo aqui nesse momento, mas quero passar pra ler direitinho essa postagem sobre o filme. eu adoro esse doc.

    vamos lá pra London, beibe?
    beijo

    ReplyDelete
  8. ok, vou responder la no seu blog hehehehe
    beijo

    ReplyDelete
  9. Oi Kalina(quase xará kkk)! Obrigada pela sua visita ao meu blog! Espero que vc volte sempre e que possamos trocar muitas experiencias! Vc é a primeira pessoa de Teresina que mora no exterior e que encontro na blogosfera!

    O Airton Senna realmente foi um grande homem! Esse documentário não passou por aqui. Se passou, eu não vi. Vou procurar pois fiquei com muito vontade de assistir.
    Bjs

    ReplyDelete