Pages

Monday 13 June 2011

le plat du jour: camarao cremoso

13 june 2011


nota: essa minha receita saiu no site pimenta no reino no final de maio. foi uma alegria enorme pra mim ter minha receita no site da Faby Zanelati
Camarão cremoso gratinado

Quando eu cozinho minha filosofia é não usar mais do que duas panelas. Na maioria das vezes é apenas uma mesmo. Gosto de, quando vou comer, já ter o máximo de coisas limpas. Eu moro em hall de residência da universidade, faço minhas refeições no meu quarto, e minhas instalações culinárias se limitam a uma prateleira na geladeira, uma prateleira no freezer e duas portas nos armários da cozinha. Ali armazeno minha comida (tem alguma coisa no meu quarto também) e panelas e canecas de cafe / chá e talheres e pratos e temperos. Então, para viver feliz estipulo alguns limites que sejam gerenciáveis para minha pessoa, e assim sempre que cozinho faco o suficiente para duas ou três refeições. Adorei fazer – e comer – esse camarão.

Ingredientes
2 col sopa de azeite de oliva extra virgem trufado com mangericão
300 gramas de camarões
um pouco de pimenta calabresa (quanto você goste)
1 cebola cortada em rodelas
4 dentes de alho
4 tomates para salada (pequenos) cortados ao meio
um pouco de vinho branco
1 col sobremesa de mostarda em grãos
250 ml de cream elmlea do tipo simples (primo do creme de leite)
1 col de sopa (so pra dar um sabor) de cream cheese (requeijão)
queijo parmesão pra gratinar no final

Modo de fazer
Não medi criteriosamente nada. Essas medidas são aproximadas, mesmo, só pra dar uma idéia. antes de começar a cozinhar deixei todos os ingredientes cortadinhos e no ponto para serem adicionados à panela. Refoguei o alho e a cebola no azeite. Fogo médio. Acrescentei os tomates. Não mexi muito. Fui deixando pegar um sabor. Adicionei e refoquei os camarões, que soltaram um pouco d’água. Fogo baixo pra secar um pouco da água e assim ir ficando mais cremoso. Acrescentei a pimenta calabresa, a mostarda em grãos e o vinho branco. Quando tava quase pronto, com os camarões cozidos, acrescentei o cream almlea e o requeijão e deixei cozinhar mais um pouquinho. Arrumei esse preparado num pirex, joguei uma chuvinha feliz de queijo parmesão ralado na hora por cima e levei ao forno pra gratinar.

Comi o camarão com esse arroz tailandês cozido só com água, sem sal ou óleo. Também não acrescentei sal ao camarão, deixei que ele ficasse só com o que já recebe dos outros ingredientes do prato. Enquanto o pirex com os camarões estava no forno eu fui limpando os sinais do meu servico na cozinha, que compartilho com mais seis estudantes: três da china, um dos estados unidos, uma do canadá, e um da india.

5 comments:

  1. Inspiração pra janta...

    ReplyDelete
  2. eu gosto beeem quentinho, Karen. ficou muito mesmo. e com arroz novinho. eu falo essas coisas porque congelo muito sobras, eh uma tristeza, mas nao tenho como comer comida fresca o tempo todo.

    ReplyDelete
  3. meu deus, ficou com uma cara tao boa. sou como voce, duas panelas no max :) beijos!

    ReplyDelete
  4. Kaline
    Hoje eu resolvi ter um pouco de tempo para ler o blog que sigo. Chega de escrever no meu! Eu vi esta receita e fiquei de água na boca! Me deu vontade de provar na hora! Parabéns! Beijos
    Chantal

    ReplyDelete
  5. mas eh memso uma delicia, Chantal. voce tem que provar :-)
    obrigada pela visita camarada ao meu blog.
    abraco
    Kalina

    ReplyDelete