Pages

Tuesday 13 April 2010

quanto vale o curriculo?

13 apr 2010

acabei de sair de um almoco com uma amiga americana. marcamos um encontro pra 12.30, aqui mesmo no cafe do avenue campus pra almocarmos juntas e conversar um pouco. ela ta quase indo embora de Southampton porque o projeto que a trouxe aqui ta chegando ao fim. vou chama-la aqui de Amanda. foi um papo maravilhoso, como sempre. falamos sobre a vida aqui na europa e nos estados unidos e a vida no brasil e trabalho e dinheiro e relacoes com as pessoas e as dificuldades de se viver nesse pais tao caro. acabei de voltar mesmo e ja eh quase 3 da tarde. poderiamos ter ficado conversando mais tempo ainda, mas estamos as duas com um monte de coisas pra fazer.

quero mesmo eh falar sobre um fato que ela me contou que lhe aconteceu esses dias. como esta terminando esse projeto, ela esta no momento procurando outros projetos / trabalho de pesquisa / pos doc em dois lugares: num pais muito rico europeu e nos estados unidos. ela nao tem interesse em ficar aqui na inglaterra. pois bem, ela localizou uma oferta de posicao pra trabalho / pesquisa numa universidade de renome internacional nesse pais rico que nao vou citar aqui. a chamada dizia que a pessoa teria que falar: holandes, alemao, frances, e poder escrever em ingles. e mais: que fosse mulher e que tivesse uma historia de imigracao e que tivesse desenvolvido pesquisas em estudos internacionais ('transnational studies'). parece uma oferta que vai ficar sem candidata nao eh? pois bem, essa parecia ter sido feita para ela, que se inscreveu e mandou toda a documentacao necessaria. resultado? nao foi sequer considerada para uma entrevista. ela entrou em contato com eles e perguntou sobre a selecao. eles agradeceram e disseram que ja tinham encontrado a pessoa. ela tem certeza que essa foi mais uma dessas oportunidades que sao montadas para um determinada pessoa. a pessoa, o contato, a forca do QI, tao polemico no Brasil, eh o que determina se voce consegue um trabalho ou nao, em todos os lugares, ela esta certa disso. ela ficou um pedaco me dizendo e eu falei pra ela a expressao em portugues: 'cartas marcadas'.

a reflexao que a Amanda faz dessa experiencia eh que os contatos eh que fazem seu curriculo ser visto como ele eh de fato, ou que os contatos eh que definem mesmo, o curriculo, a historia, eh elemento secundario.

ah, ela fala tambem, com fluencia, portugues e espanhol. a vida tem que ser dedicada um bocadinho aos livros e outro bocadinho a alimentar conexoes. isso me estraga as ideias.

No comments:

Post a Comment