Pages

Sunday 16 May 2010

londres: a tela de antes

16 may 2010 (sobre o final de semana em londres)

essa tela, pintada por uma artista plastica brasileira, eh inspirada numa historia contada num dos livros do chico xavier. ela eh uma homenagem ao allan kardec e sua esposa, amelie, e foi pintada para ser exposta no IV congresso espirita mundial, realizado em paris, de 2 a 5.10.2004.

a tela eh linda, dificilima de ser pintada, eu acho. eu pensava que ela era na verdade muito antiga mesmo de tao classica que me parece. mas achei interessante que eu ja a havia visto antes. no curso de pintura que eu frequentei em teresina um dia tava la uma moca reproduzindo essa tela. ela pintou um oleo sobre tela enorme. lembro que fiquei impressionada com o tamanho e o aparente grau de dificuldade que a valente estudante das tintas resolveu abracar. o grande pinheiro, nosso professor de pintura, orientou a moca direitinho. saudades do pinheiro, meu professor amigo e tao talentoso.


bom, mas o negocio eh que a ideia toda, de ser pintada uma tela em homenagem a allan kardec, de transformar a historia em tela, aconteceu ali mesmo naquela sala, na casa da beth, de uma conversa entre ela, a elsa e uma senhora, dra marlene, membro ativo da federacao espirita. dai elas encomendaram a tela aa artista, irene hernanperez malvezi.

tai que me senti um tiquim testemunha da historia. vamos a londres, nao so a 'la playa'.

No comments:

Post a Comment