Pages

Wednesday 12 May 2010

underground

12 may 2010

Shara,

Hoje almocei com a Diana, uma amiga romena, e conversamos sobre o sentido da palavra ‘underground’. Nossa conclusao, baseada em nossa vivencia apenas, eh a seguinte:

- a palavra ‘underground’ eh usada basicamente com dois sentidos:

1. o meio de transporte publico em algumas cidades grandes do mundo: paris, londres, madri, tokyo, nova york, sao paulo, chicago. Esse transporte publico, que em algumas cidades eh totalmente subterraneo e em outras tem trechos subterraneos (‘underground’) e trechos de superficie (‘surface’), recebe nomes diferentes em diferentes lugares. Aqui na inglaterra eu teria que fazer um esforco para lembrar de alguem que chame o metro de ‘underground’. O nome mais comum eh ‘tube’. Porem, no meu universo / minha vida diaria, nenhuma dessas duas palavras existe, e eh disso que posso falar. Moro em Southampton, sul da Inglaterra. Meu meio de transporte principal diario eh minha pernas. Incrivel como penso nisso quando penso na minha movimentacao aqui: ‘minhas rolicas pernas’, e com alegria. Aqui eu caminho muito para varios lugares. A segunda alternativa eh o onibus (‘bus’ na cidade e ‘coach’ para os intermunicipais / de viagens em geral.

2. a ideia ‘cultural’ que, desconfio, deve ter vindo da idea de que algo (musica, arte, . . .) ou alguem / grupo de pessoas esta abaixo da superficie / fora do convencional, em ingles: ‘counter stream’; ou seja, nao faz parte do que eh principal / convencional, em ingles: ‘mainstream’. Eh um lado da cultura ou do comportamento ou da ideia apresentada, que eh dissociada da principal. Cuidado: no nosso entendimento isso nao implica qualidade inferior, ou superior, mas com certeza um ‘mundo’ outro, aa margem, ‘underground’.

- o underground aqui e nos estados unidos:

1. aqui na inglaterra, como ja disse, eh chamado informalmente de ‘tube’ (sera mesmo?), mas eh possivel encontrar muitos falantes com outra ideia e ate mesmo dizendo ‘underground’. Nao esqueca que minha informacao vem de uma pessoa que nao usa o metro e nao mora em londres. Meu mundo eh outro. Aqui na europa, nos paises que visitei, vi o metrô ser chamado de ‘metro’: em paris, viena, praga e em budapeste. Ha tambem em muitas cidades da europa, liiiindos e alguns ja bem antigos, bondes, importantes no transporte publico, aqui chamados ‘tram’.

2. nos estados unidos o metrô eh chamado de ‘subway’ ate onde lembro; mas deve ter nomes carinhosos e ate ironicos em suas diferentes localidades.

abraco grande,
Kalina

No comments:

Post a Comment